RSS

Diante de uma pessoa com paralisia cerebral deve-se observar qual é a sua lesão. Se estiver na companhia de alguém que anda devagar, procure acompanhar a sua velocidade ao andar. Caso seja a dificuldade na comunicação, como a de Henrique, respeite o ritmo


A paralisia cerebral, provocada pela falta de oxigênio no cérebro, pode comprometer as funções motoras e/ou intelectuais, dependendo da intensidade. Há casos que a paralisia resulta em pertubações do movimento do corpo, da fala e da postura. Algumas são sutis, quase imperceptíveis, aparentando serem "pessoas desajeitadas", enquanto as que sofreram lesões cerebrais mais graves, a exemplo de casos de anoxia neonatal, podem apresentar incapacidade motora acentuada, impossibilidade de falar e ser dependente para a realização de tarefas cotidianas. Por isso, pessoas com paralisia cerebral não devem ser confundidas com déficit intelectual:são condições diferentes.

Ao nascer, Henrique Siqueira, de 39 anos, teve paralisia cerebral e, por muitas vezes, é confundido com pessoas de deficiência intelectual ou até mesmo como bêbado. "Quando conhecemos alguém, acabamos ficando ansiosos. A pessoa com paralisia fala mais devagar, nessas situações a comunicação fica mais difícil, já que a ansiedade atrapalha a linha de raciocínio", conta.

Diante de uma pessoa com paralisia cerebral deve-se observar qual é a sua lesão. Se estiver na companhia de alguém que anda devagar, procure acompanhar a sua velocidade ao andar. Caso seja a dificuldade na comunicação, como a de Henrique, respeite o ritmo de sua fala, pois a maioria das vezes o raciocínio está intacto. Caso não compreenda o que diz, peça que repita, ou escreva. E se for déficit intelectual cumprimente normalmente e não somente o acompanhante, pois é uma forma de discriminação velada e certamente a pessoa percebe que foi deixada de lado.

Fonte: Revista Sentidos

About these ads

Sobre sérgio soares gomes

Sou médico formado na UFSM,atuo na área de clínica-geral, com atenção voltada às doenças crônicas-degenerativas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 134 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: