RSS

11 maneiras de reduzir o consumo de álcool


11 maneiras de reduzir o consumo de álcool

Escrito por Carla Garcia

Seg, 01 de Agosto de 2011 09:38

Você está preocupado com a quantidade de álcool que vem consumindo? Talvez isso esteja acontecendo porque você sente que está bebendo demais ou com frequência e isso já tenha se tornado um hábito.

É sempre aconselhável verificar com o seu médico, que pode ajudá-lo a decidir se é melhor para você cortar ou abster-se totalmente das bebidas alcoólicas. Pessoas que são dependentes do álcool ou têm outros problemas de saúde física ou mental devem parar de beber completamente. Porém muitas pessoas podem se beneficiar simplesmente reduzindo a quantidade. Se o seu médico indica que você deve conter o consumo, o Instituto Nacional de Abuso do Álcool e Alcoolismo (NIAAA) sugere que as seguintes etapas podem ser úteis:

1 – Faça uma lista

Fazer uma lista das razões para reduzir o consumo de álcool – como sentir-se saudável, dormir melhor ou melhorar os seus relacionamentos – pode motivá-lo.

2 – Defina uma meta para beber

Defina um limite de quanto você vai beber. Você deve manter seu modo de beber seguindo as diretrizes recomendadas: não mais do que uma bebida-padrão por dia para mulheres e homens com 65 anos ou mais, e não mais de dois drinques-padrão por dia para homens com menos de 65 anos. Esses limites podem ser muito altos para as pessoas que têm certas condições médicas ou para alguns adultos mais velhos. O seu médico pode ajudar a determinar o que é certo para você.

3 – Mantenha um diário

De três a quatro semanas, mantenha o controle de cada vez que você for tomar uma bebida. Inclua informações sobre o que e quanto você bebeu, bem como onde você estava. Compare isso com o seu objetivo. Se você está tendo dificuldades para atingir a sua meta, discuta o assunto com o seu médico ou outro profissional de saúde.

4 – Não tenha álcool em sua casa

Não ter álcool em casa pode ajudar a limitar o seu consumo.

5 – Beba devagar

Tome devagar a sua bebida. Beba refrigerante, água ou suco depois de uma bebida alcoólica. Nunca beba com o estômago vazio.

6 – Escolha dias sem álcool

Decida não beber um ou dois dias por semana. Você pode querer abster-se por uma semana ou um mês para ver como você se sente fisicamente e emocionalmente sem o álcool em sua vida. Fazer uma pausa em determinados dias pode ser uma boa maneira de começar a beber menos.

7 – Preste atenção na pressão dos colegas

Aprenda maneiras práticas de dizer não educadamente. Você não tem que beber apenas porque os outros estão bebendo, e você não deve se sentir obrigado a aceitar cada bebida que é oferecida. Fique longe de pessoas que o incentivem a beber.

8 – Mantenha-se ocupado

Faça uma caminhada, pratique esportes, saia para comer ou pegue um filme. Quando você estiver em casa, tente adquirir um hobby ou reativar um antigo, como pintura, jogos, tocar um instrumento musical, trabalhar com madeira – essas e outras atividades são ótimas alternativas para “esquecer de beber”.

9 – Peça ajuda

Cortar a bebida pode não ser sempre fácil. Deixe que os amigos e familiares saibam que você precisa do apoio deles. O seu médico, conselheiro ou terapeuta pode também ser capaz de oferecer ajuda.

10 – Mantenha guarda contra a tentação

Se você associar bebida com determinados eventos, tais como feriados ou férias, desenvolva um plano para gerenciá-los com antecedência. Monitore seus sentimentos. Quando você estiver preocupado, solitário ou com raiva, você pode se sentir tentado a buscar uma bebida. Tente cultivar novas formas saudáveis de lidar com o estresse.

11 – Seja persistente

A maioria das pessoas consegue reduzir ou parar de beber completamente apenas depois de várias tentativas. Você provavelmente vai ter contratempos, mas não deixe que eles o impeçam de alcançar seu objetivo de longo prazo. O processo normalmente requer um esforço contínuo.

Algumas dessas estratégias – como ter a pressão dos colegas, manter-se ocupado, pedindo apoio, estando ciente da tentação e sendo persistente – também podem ser úteis para pessoas que querem desistir do álcool completamente.

Uma vez que você cortar o consumo de álcool, examine os seus hábitos de beber regularmente para ver se você está mantendo esse nível de consumo. Algumas pessoas atingem sua meta, mas descobrem que velhos hábitos surgem novamente mais tarde. Se isso acontecer, consulte o seu médico.

Com informações da Harvard Medical School.

About these ads

Sobre sérgio soares gomes

Sou médico formado na UFSM,atuo na área de clínica-geral, com atenção voltada às doenças crônicas-degenerativas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 132 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: